PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CICLO DE INVESTIGAÇÕES COM "VICTOR PALLA e BENTO D´ALME"

O trabalho de mestrado de Patrícia Bento D‘Almeida dedicado à análise da obra arquitectónica de Victor Manuel Palla e Carmo e Joaquim Cardoso Bento D’Almeida reabre o Ciclo Investigações neste ano de 2010.

Marcada para o dia 24 de Março, às 19h, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, a apresentação da investigadora debruça-se sobre estas duas figuras de referência “cuja actividade profissional conjunta se manifestou ao longo dos cerca de 25 anos que mantiveram sociedade e atelier de arquitectura (1946-1973), propondo a interpretação crítica dos principais projectos realizados para todo o país e África de expressão portuguesa”, adianta o resumo da dissertação.

E acrescenta: “Reconhecidos pela historiografia como fazendo parte de uma geração de arquitectos que adere aos princípios do Movimento Moderno, durante as décadas de 50 e 60 do século XX, Victor Palla e Bento d’Almeida foram responsáveis pela modernização dos estabelecimentos comerciais portugueses, bem como fábricas, escolas primárias e habitação permanente (moradias unifamiliares e edifícios de habitação multifamiliar) e temporária (hotéis e aldeamentos turísticos)”.

“Celebrizados como percursores na introdução em Portugal do modelo americano de snack-bar, a dissertação procura também enquadrar a actuação de Palla e Bento d’Almeida nas áreas do design (gráfico e de mobiliário) e artes plásticas. Não se procura criar uma biografia descritiva e pormenorizada, mas sim, como primeiro estudo e após o levantamento gráfico e fotográfico dos projectos arquitectónicos construídos e não construídos, seleccionaram-se as obras mais relevantes e os dados biográficos mais pertinentes, procurando a análise crítica à vasta obra desta dupla de arquitectos”, escreve Patrícia Bento D’Almeida.

Num universo de cerca de 700 projectos, avisa a autora, “o corrente desmoronamento, delapidação e alteração profunda de grande parte das obras construídas, denuncia a urgência na salvaguarda do Património Arquitectónico Moderno, que se manifesta tanto ao nível dos projectos construído, como daqueles que nunca saíram de um esquiço do atelier”.

Actualmente a investigadora está a preparar uma exposição de arquitectura sobre a obra do atelier de Victor Palla e Bento d’Almeida com os arquitectos João Palla e Michel Toussaint.

De periodicidade bimensal, o Ciclo Investigações tem já agendadas as próximas conferências:

26 Maio, 19h

Isabel Raposo

"Territórios de Génese Ilegal: da Reconversão à Qualificação"

28 Junho, 19h

Nuno Varela

"Edifícios Auto-suficientes: Gestão Sustentável Integrada?"

29 Setembro, 19h

Maria Lino

"Raul Lino e as Artes Decorativas"

Outubro (data a confirmar)

Ricardo Lucas

"Regeneração Urbana e Ambiental de Áreas de Pequena Indústria - Évora, Caracterização e Oportunidades".

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01