PORTUGUESES NOMEADOS PARA O WORLD AWARDS FESTIVAL

Os ateliers Manuel Ventura & Associados, Promontório Arquitectos e Lema Barros + Castelo Branco Arquitectos integram a lista dos nomeados para o World Architecture Festival, em Barcelona, que inclui participantes de mais de 80 países.

O concurso está organizado em 27 categorias, tendo o atelier Manuel Ventura & Associados contado com duas nomeações, respectivamente na categoria Edifícios de Saúde com o já construído Hospital CufPorto e na categoria Comércio e serviços, com o Edifício Dynamic, em Braga, onde se localizará uma grande superfície comercial.

O atelier Promontório está nomeado na categoria Shopping com o Shopping Vivaci, na Guarda, concorrendo com projectos de Espanha, Singapura, China, Bélgica, França, Japão Turquia e Áustria.

Finalmente, os arquitectos Lema Barros + Castelo Branco Arquitectos estão nomeado com o protjecto Monumento Centro Museológico Linhas de Torres, na categoria Projectos Futuros/Cultura, sem construção prevista.

Manuel Ventura é o autor do projecto da ponte metálica das Andresas, no Porto, bem como do plano de urbanização que reestruturou toda a zona do Bessa, na capital nortenha, no âmbito do Euro 2004, sendo também mentor da Avenida Cassiano Barbosa, entre muitos projetos para programas muito diversificados. Tem gabinete sediado na cidade do Porto.

Os Promontório, em Lisboa, foram criados em 1988 pelos arquitectos João Perloiro, João Luis Ferreira, Paulo Perloiro e Paulo Martins Barata, ao qual se associou posteriormente Pedro Appleton. É responsável por diversos projectos de centros comerciais, residenciais e hotelaria, entre outros.

O Lema Barros + Castelo Branco é liderado pelos arquitectos Manuel Lema Barros e Cristina Castelo Branco. Tem no seu currículo alguns prémios e distinções em concursos de arquitectura sendo a sua obra sobretudo construída no município de Torres Vedras onde o gabinete está sediado.

Fonte: Espaço de Arquitectura