Os Centros de Assistência e Manutenção (CAM) são as bases dos serviços de atendimento, assistência, administração e manutenção das redes de auto-estradas.
Os seis projectos tiveram como ponto de partida um programa repetido. Como resposta a este processo, aNC desenvolveu um repertório de elementos e módulos funcionais, constituídos tanto por espaços exteriores como por edifícios, que foram aplicados em diferentes combinações, dependendo das necessidades e das características de cada localização. Assim, a ideia de série é um fio condutor na diversidade destes projectos, tanto para a interpretação dos programas funcionais como dos sítios.
No que diz respeito aos edifícios, podemos definir três grupos dentro desta série de seis. O primeiro grupo, que inclui os CAM de Famalicão e Aveiro, corresponde ao programa inicial que considera, entre outros, um serviço de atendimento permanente com acesso público. No segundo grupo, que inclui os CAM de Grande Porto e Viseu, o programa foi alterado e considera serviços simplificados e acesso público a título excepcional. O terceiro grupo corresponde a CAM's avançados em Fafe e Celorico da Beira, de reduzida dimensão e sem ocupação permanente, excepto no que diz respeito ao edifício da Brigada de Trânsito no caso de Fafe.
As intervenções são acomodadas sobre o território mantendo tanto quanto possível a topografia original. Em todas elas, os acessos e circulações exteriores formam sistemas de espaços contidos independentes, com privacidade diferenciada: os terreiros públicos, que formam a entrada dos CAM, os pátios de escala íntima adjacentes à sala de convívio do pessoal, e os parques de serviço. Os edifícios sugerem simultanemante, numa linguagem integradora, as componentes cívica e utilitária dos CAM. A paisagem envolvente constroi-se sempre com elementos correntes.
aNC encontra-se actualmente a projectar o sétimo CAM da série, para a concessão da Auto-Estrada da Grande Lisboa, no concelho de Sintra.
www.anc-arquitectos.com
Fotografias: João Ferrand
http://www.jferrand.com/