PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

PAULO MENDES DA ROCHA - Novo Museu dos Coches revitaliza Belém


O novo edifício do Museu dos Coches, localizado na Av.ª da Índia, é o projecto âncora da requalificação e revitalização da Frente Tejo de Lisboa, no âmbito do programa Belém Redescoberta. As obras arrancam em Janeiro de 2009, com conclusão em Outubro do ano seguinte.
Apresentado hoje pelos ministérios da Economia e da Inovação e da Cultura, o novo espaço do Museu ocupa 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, em Belém. O terreno integra uma zona de exposição museológica com 11.880 metros quadrados, oficinas de manutenção e conservação dos coches e um pavilhão anexo, passando a albergar toda a colecção do museu.
Para a edificação do projecto, o Ministério da Economia e Inovação escolheu o arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, distinguido com o Prémio Pritzker e internacionalmente reconhecido na projecção de edifícios e equipamentos públicos.
Esta intervenção vem ao encontro dos objectivos definidos, de criar uma nova centralidade na cidade de Lisboa e de valorizar o potencial turístico da zona de Belém.
O novo edifício, concebido em consórcio com os ateliers MMBB Arquitectos, Bak Gordon Arquitectos, Nuno Sampaio Arquitectos Lda e Proafa Serviços de Engenharia, será uma peça arquitectónica singular, resultante de um acto criativo, artístico e técnico especializado, atento às exigências e particularidades programáticas e ao enquadramento urbanístico deste novo equipamento.
O novo Museu dos Coches reveste-se de relevante interesse público nacional, atendendo à expressão e notoriedade do local, e constitui uma oportunidade única da recuperação urbanística e ambiental desta zona nobre da cidade.
O projecto envolve terrenos integrados, quer no domínio público do Estado quer no domínio municipal, sob jurisdição de diversas pessoas colectivas públicas, abrindo novos pólos de desenvolvimento cultural, económico e social.
O Museu Nacional dos Coches, actualmente instalado em Belém e com um anexo em Vila Viçosa, reúne uma colecção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do séc. XVII a XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa. Criado por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher de D. Carlos I, e instalado no edifício do Picadeiro Real do Palácio de Belém, o Museu dos Coches é o museu nacional que recebe anualmente mais visitantes, sendo 95 por cento estrangeiros.


Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01