PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

AVEIRO/ PORTA DO SOL / ALVARO SIZA VIEIRA /Notícias

250 Anos de Aveiro: solenidade em dia de aniversário Os 250 anos de elevação de Aveiro a cidade estão a ser comemorados ao longo de todo o ano, mas ontem realizou-se, nos Paços do Concelho, o momento solene da celebração.

O dia comemorativo dos 250 anos de elevação de Aveiro a cidade começou pela manhã, com todo o executivo reunido em frente aos Paços do Concelho a assistirem ao Hastear da Bandeira e Guarda de Honra, com a presença da Banda Amizade.

Seguiu-se a sessão solene, com Inês Amorim a recordar os valores inerentes à memória de Aveiro enquanto cidade e Siza Vieira a apresentar o projecto “Memorial da Fundação da Cidade. Porta do Sol”, encomendado ao arquitecto portuense pelo município aveirense. Um monumento que, nas palavras de Élio Maia, vai perpetuar a memória da cidade e materializar o respeito das gerações vindouras pela nossa história.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Aveiro não poupou palavras elogiosas ao povo de Aveiro que, através dos tempos, soube crescer, afirmar-se e levar longe o nome de Aveiro. E foi graças à generosidade e determinação do povo que, segundo afirmou, surge um alvará real a elevar Aveiro a cidade. Élio Maia recordou ainda as “grandes riquezas que, mesmo antes de 1759, já projectavam o nome de Aveiro”: o sal, a marinha mercante e a Feira de Março, esta a manter nos nossos dias grande importância social e económica. Por fim, o autarca enalteceu o municipalismo, enquanto força motriz do desenvolvimento regional e, fazendo um salto para o futuro, garantiu estar determinado um planear estrategicamente Aveiro a médio e longo prazo, investir no tempo presente e construir um município inovador.

Postal dos CTT inspirado em Aveiro Ontem foi inaugurada a exposição Documental “Aveiro: Terra Milenária” e a exposição “Aveiro na Filatelia”, com o lançamento do Carimbo Comemorativo e do Inteiro Postal. “Organizada pela Divisão de Bibliotecas e Arquivo através do Arquivo Histórico Municipal, “Aveiro: Terra Milenária” é uma exposição que retrata um momento importante da história de Aveiro: as Festas do Milenário e Bi-centenário de Aveiro, que se realizaram em 1959. Patente na Galeria Municipal, os documentos expostos, nomeadamente, fotografias, cartazes, jornais, documentos oficiais…, pretendem mostrar ao visitante o espírito vivido no decorrer das festas com especial destaque para a visita do Presidente da República Américo Tomás. Pode ser visitada até 10 de Maio.

A Secção Filatélica e Numismática do Clube dos Galitos é a entidade responsável pela exposição filatélica patente ao público no Teatro Aveirense, até dia 24 deste mês. “Aveiro na Filatelia” reúne peças filatélicas e colecções relacionadas com a cidade, sendo de entrada livre. A tarde ficou marcada pela realização da primeira edição da Gala Sénior, e durante a qual serão homenageados ex-funcionários do Município de Aveiro através da entrega de uma lembrança. Um acto que pretende “assinalar a passagem destes funcionários pela autarquia, destacando o trabalho, entusiasmo e dedicação com que se empenharam na construção de uma comunidade melhor”.
Sandra Simões

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01