PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

NOVO PÓLO DE SERRALVES,PROJECTO ESCOLHIDO DE KAZUYA SEJIMA,MATOSINHOS

O novo pólo da Fundação de Serralves, previsto para 2010, vai ser projectado pela firma japonesa Sanaa (Sejima and Nishizawa and Associates) que projectou também o New Museum de Nova Iorque e a loja Christian Dior de Tóquio.

O júri do concurso internacional, aberto em Maio de 2007, escolheu a proposta da emblemática arquitecta japonesa.

O Edifício Multifuncional que a Fundação de Serralves vai construir, num lote dos antigos terrenos da Efanor, em Matosinhos, deverá acumular as funções de depósito de obras de arte, oficina de conservação de referência e centro de exposições.

O programa prevê ainda um núcleo de indústrias criativas e um espaço destinado à preservação da memória da Efanor e da indústria têxtil. Um “marco na arquitectura contemporânea” ou “objecto de culto”são epítetos muitas vezes utilizados para descrever o trabalho de Sejima.

A confirmação disso mesmo já acontecera em Nova Iorque (com o New Museum of Contemporary Art da Bowery) e em Tóquio (com a loja Christian Dior da Omotesando), mas também aqui bem perto, com a ampliação do Instituto Valenciano de Arte Moderna (a finalizar até 2011). Agora vai acontecer a dois quilómetros do Porto com um projecto que quer promover a requalificação urbana e arquitectónica da zona envolvente (Senhora da Hora), prometendo, quem sabe, um pequeno mas enérgico “efeito Guggenheim” à semelhança da experiência da Casa da Música de Rem Koolhaas.

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01