Foi anunciado o resultado do Concurso Público para a melhor solução a nível de estudo prévio e, posteriormente, para a elaboração do projecto do edifício destinado à Subunidade 2 e 4 da Faculdade de Medicina Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra.
Com uma Área Bruta de 12.370 m2 e um custo da construção previsto de 7.040.298€ , os vencedores foram os escritórios AT.93 Atelier de Arquitectura e Engenharia e CVDB Arquitectos , com a seguinte proposta:
O Edifício da Subunidade 2 e 4 da Faculdade de Medicina no Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra não pretende assumir uma posição de destaque perante o Campus Universitário do Pólo III, mas sim estabelecer relações francas com a sua envolvente próxima, criando uma interacção funcional e formal que promova a vivência “urbana” do Pólo. Deste modo, a premissa base do projecto parte da concepção de um edifício que crie uma ligação privilegiada com a Praça Central do pólo situada a Norte da área de implantação e a relação/abertura do piso térreo para a paisagem e as vistas nos quadrantes sul e poente – o bosque.
As exigências funcionais e programáticas ditam um programa de grande densidade e complexidade na articulação dos diferentes sectores e os espaços de maior particularidade. Este facto, conduz naturalmente à concepção de um edifício compacto, onde se torna essencial a inserção de vazios, momentos de abertura e diálogo entre os diversos níveis e programas, que se possam tornar espaços âncora, propícios à sociabilidade dos utentes. Assim, assumiu-se a volumetria total permitida pelo Plano de Pormenor e procurou criar-se um conjunto de pátios internos dispostos transversalmente que vão pontuando e iluminando áreas mais interiores.
Paisagismo: F&C Arquitectura Paisagista;
Engenheiros: AFA Consul