PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

ANA LÚCIA DA CRUZ & SÉRGIO GARCÊS MARQUES GANHAM PRÉMIO INTERNACIONAL





Os arquitectos Ana Lúcia da Cruz e Sérgio Garcês Marques venceram o 2º Prémio do Concurso Dubai 2A Magazine International Competition 2009, na categoria B – Pequena-escala (micro-ethnic localities – small scale interventions), ex-aequo com os norte-americanos Lisa Sauvé e Adam Smith.

O concurso destinou-se a estudantes e jovens arquitectos e somou 550 participantes de 90 universidades de todo o mundo, incluindo 10 portuguesas. Tinha como objectivo “desenvolver novas perspectivas e propostas no Dubai, com enfoque na oportunidade de resolver alguns aspectos emergentes devido ao desenvolvimento crescente da cidade”, lê-se numa nota enviada pelos arquitectos portugueses.

De acordo com os autores do projecto premiado “o Dubai é um lugar urbano com uma imagem arquitectónica enraizada onde impera o ruído visual de cada novo edifício. A escolha da área de intervenção recaiu no Dubai Creek, um lugar com história que funciona como porto e mercado da cidade e que importava infraestruturar e qualificar”.

A proposta foi no sentido de “no caos urbano da massa construída existente propomos um edifício que encontra a génese numa forma pura – o cubo – que se concentra e se expressa como um momento de silêncio e vazio no turbilhão quotidiano da cidade”.

O projecto prevê “um edifício que surge como um ponto de referência à escala da cidade, destacando-se dos demais edifícios pré-existentes que oscilam entre mega-estruturas exuberantes de modernidade e edifícios a pequena escala. Surgiu assim o conceito e o mote que funcionou como motor gerador de toda a proposta que se estendeu ao espaço público de uma grande praça e ainda a alguns braços sobre o rio, para apoio aos barcos caracteristicos do Dubai e, consequentemente, de apoio ao mercado que passará a funciona na área qualificada da praça”.

Em suma, “um centro multi-etnias que acolhe cada novo visitante como um velho amigo, dando lugar à criatividade e ao diálogo multicultural”.

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01