PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

ANGELO MANGIAROTTI . EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA



Angelo Mangiarotti é reconhecido como um dos grandes mestres italianos de arquitectura e design. Uma exposição do seu trabalho foi inaugurada no Sábado, 12 de Setembro de 2009, no prestigiada Casa del Mantegna, em Mantova, Itália, durante o Festival de Literatura.

A exposição representa toda a carreira de um dos grandes mestres do Design Italiano no século 20 que, quase com 90 anos de idade, se encontra ainda a trabalhar. A exposição inclui cerca de 80 projectos que vão desde a arquitectura, ao design e escultura, com materiais originais da Fondazione - Archivio Angelo Mangiarotti em Milão, tais como os seus soberbos esquissos, maquetas de estudo, fotografias originais, para além de vários objectos e esculturas.

A exposição está organizada em duas secções, que são exibidas no rés do chão e 1º piso da Casa del Mantegna: - O rés do chão abriga o “Projecto como Escultura”.
Angelo Mangiarotti, cuja produção no campo da escultura pura tem sido significativa nos últimos vinte anos, tem, de facto, demonstrado uma abordagem ao projecto de arquitectura e design, simultaneamente fluida e matemática. Desde o início, o seu trabalho tem sido caracterizado como escultural, por vezes recorrendo a formas.

- No 1º piso, a secção sobre "Design como Construção" explora a abordagem peculiar de Mangiarotti's. Apesar da sua formação com arquitecto, foi no fundo, um engenheiro (reconhecido Honoris Causa), imaginando sistemas de construção que permitiram o desenvolvimento livre de pensar arquitectura.
A exposição ilustra com desenhos, fotografias e modelos, sistemas de construção pré-fabricada do início dos anos 60 (FACEP, 1964 e "U70 Isocell ', 1969) através do qual Mangiarotti, foi reconhecido em todo o mundo, assim como as últimas grandes estruturas que projectou nos últimos anos ( "S99" de 1999 e “Monolite”, de 2000) através da análise de um projecto exemplar e alguns temas recorrentes favoritos (juntas, como elementos cruciais no processo de construção; a sua investigação e experimentação em materiais de construção; módulos e grelhas estruturais como declaração "matemática" de abertura do projecto, resultando numa liberdade de composição e desenho que chama de uma arquitectura “participada” onde o usuário final e o cliente podem livremente participar na definição formal do projecto de arquitectura). A exposição inclui projectos de arquitectura verdadeiramente excepcionais, como a igreja “Mater Misericordie” em Baranzate (1957) e o Pavilhão de Exposições na “Fiera del Mare” em Genova (1963), ambos marcos na arquitectura moderna.
Casa del Mantegna, via Acerbi, 47 Mantova
12 Setembro a 8 Novembro 2009


Exposição comissariada por Beppe Finessi Design por Benedini Associati Graphic Design by Italo Lupi

Contactos
Província de Mantova
Alessandra Ferrari
Press Office
tel: 0039 (0)376/204322
mail:
comunicazione@provincia.mantova.it

Agape
Laura Torchio
Press Office

tel: 0039 (0)376/250302
mail:
press@agapedesign.it

Com o apoio de:
Comune di Mantova
Ordine degli Architetti, Pianificatori, Paesaggisti e Conservatori della Provincia di Mantova
Facoltà di Architettura - Dipartimento Best - Lc1 Mantova

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01