PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CASA DA CERTA Centro de Arte Comtemporânea . INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "JOSÉ D.SANTA RITA ARQUITECTO.OBRA - MARCAS E IDENTIDADE (S) DE UM PERCURSO"

CASA DA CERCA Centro de Arte Contemporânea

INAUGURAÇÃO

SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO 2009, 18H.
CASA DA CERCA - CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, ALMADA
Rua da Cerca, 2820-676 Almada

José D. Santa-Rita arquitecto
OBRA marcas e identidade(s) de um percurso

[exposição integrada no Prémio Municipal de Arquitectura Cidade de Almada]

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea apresenta esta exposição de Arquitectura, realizada no âmbito da terceira edição do Prémio Municipal de Arquitectura “Cidade de Almada”, promovido pela Câmara Municipal de Almada, e que, em cada biénio, homenageia um arquitecto português de reconhecido mérito.
Constituindo, pela primeira vez, uma homenagem póstuma, esta edição do Prémio presta homenagem ao Arquitecto José Daniel Santa-Rita, autor de um percurso desenvolvido ao longo de cerca de cinquenta anos, quer individualmente, quer em colectivo, e que representa um importante contributo no panorama da arquitectura portuguesa.

Considerado um dos autores da chamada “geração moderna” do pós-guerra, José D. Santa-Rita procurou um caminho renovado para a Arquitectura portuguesa, em obras e intervenções com longa incidência nas décadas de 1950, 1960 e 1970, continuando a trabalhar e a produzir obras actuais e actuantes nas décadas seguintes, até falecer em 2001.
Homem de cultura multifacetada, foi também um investigador de temas histórico-urbanos bem expressos na obra percursora de história de urbanismo: Abrantes Cidade, Análise Crítica (ed. C.M. Abrantes, 1966).

A exposição, que pode ser visitada na Galeria Principal e no Salão Nobre da Casa da Cerca, apresenta projectos que abrangem um período dos anos 50 até 2001, dando a conhecer as várias vertentes do trabalho do Arquitecto José D. Santa-Rita, tanto na área da Arquitectura, do Urbanismo, do Design de Mobiliário e de Exposições. A mostra apresenta, na Galeria Principal, seis núcleos – Exposições, Cidade, Habitação, Cultura, Equipamento, Trabalho –, sendo ainda de destacar, um núcleo dedicado à Casa da Ericeira, de sua propriedade, projecto mais intimista, sobre o qual podem ser vistos alguns desenhos e fotografias. No Salão Nobre está exposto um núcleo dedicado ao design de mobiliário, que integra algumas peças concebidas por José D. Santa-Rita, bem como os respectivos desenhos originais.

Exposição Patente até 17 de janeiro de 2010.


CONFERÊNCIA E LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO:
17 de Dezembro de 2009, às 18h.

José Santa-Rita [1929-2001]
Nasceu em Lisboa. Completou o Curso Geral de Arquitectura na ESBAP (1951) e defendeu tese na ESBAL (1960). Fez parte dos quadros técnicos do Gabinete Técnico de Habitação e dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa (1960-1981), e foi consultor da Câmara Municipal de Almada. Fez parte da Direcção da Revista Arquitectura e desempenhou várias funções nos Corpos Gerentes do Sindicato Nacional dos Arquitectos e Associação dos Arquitectos Portugueses.
Trabalhou associado aos Arquitectos Conceição e Silva (1951-1961), Duarte Nuno Simões (1961-1974) e João Santa-Rita, e participou, com outros colegas, entre os quais os Arquitectos Manuel Vicente, Vicente Bravo, António Miguel, Alberto de Oliveira, Rosário Venade, José Caldeira, António Janeiro, Pedro Ucha, Manuel Graça Dias e Egas Vieira, em equipas constituídas para trabalhos específicos.
Foi sócio-fundador de SANTA-RITA ARQUITECTOS LDª. (1990), Associado ao Arquitecto João Santa-Rita.
O seu trabalho abrangeu os sectores público e privado.
Foi premiado em concursos públicos e privados e participou em várias exposições nacionais e internacionais.
Tem obra publicada em várias revistas de Arquitectura e na imprensa não especializada.

MAIS INFORMAÇÕES:
Vanda Piteira
t. 21 272 49 50
casadacerca@cma.m-almada.pt
www.m-almada.pt/casadacerca

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01