PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

NUNO MIGUEL DA COSTA BRÁS & MARCO ALEXANDRE SIMÕES DA SILVA VENCEM PRÉMIO ARQUITECTAR


Os arquitectos Nuno Miguel da Costa Brás e Marco Alexandre Simões da Silva ganharam a 2ª edição do Prémio Arquitectar'09, organizado pela Square Imobiliária com a assessoria técnica da OASRS.

As duas menções honrosas atribuídas pelo júri distinguiram os arquitectos Sofia Almeida Raposo e a dupla Ângela Frias e Gonçalo Dias.

O projecto vencedor recebeu o reconhecimento unânime do júri que assinalou que “todo o conceito da casa é gerado a partir de uma ideia de sustentabilidade, a casa é em si a expressão de uma tecnologia solar passiva. A escolha da paisagem/lugar – o Douro vinhateiro, como lugar onde o homem interveio com arte e engenho é reutilizado com uma função habitacional em que a casa se incorpora nos socalcos e nas videiras de forma quase camaleónica, recriando-se sem ferir a paisagem, gerando pela inteligente disposição dos corpos o aproveitamento de todas as potencialidades naturais no que se refere a uma solução optimizada do ponto de vista da sustentabilidade. Acresce o enquadramento paisagístico e a boa funcionalidade dos espaços internos e externos".

O local de intervenção escolhido foi o Douro vinhateiro, mais precisamente um lote situado a poucos quilómetros do Peso da Régua, perto da localidade de Covelinhas, na encosta Norte do rio Douro.

Foi júri deste prémio o arquitecto João Luís Ferreira (Promontório Arquitectos, em representação da OASRS), Jorge Graça Costa (Arquitectura Sustentável), Lívia Tirone (Tirone Nunes, Actividades Imobiliárias), Luís Santiago Baptista (director da Revista Arqa) e Selwin Wever (Home Energy –Arquitectura Bioclimática).

O Prémio Arquitectar, organizado pela Square Imobiliária, teve como parceiros o PÚBLICO Imobiliário, Home Energy e BES e contou com o apoio da Ordem dos Arquitectos e das revistas Arqa e Vida Imobiliária.

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01