PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

DUAS LINHAS.DEBATE E EXPOSIÇÃO.30 de Janeiro 2010

Duas Linhas, o projecto dos arquitectos Pedro Campos Costa e Nuno Louro vertido para livro e exposição, vai ser o tema central de um debate que vai decorrer no dia 30 de Janeiro no Auditório OA, durante uma jornada de reflexão organizada pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos que culmina com a abertura da respectiva exposição ao público. A exposição ficará patente até ao mês de Março.

Segundo os autores, o objectivo por detrás da exposição e do livro resultantes do projecto é fazer “o retrato sensorial do território”. E explicam: “70% da população habita o território português ao longo da costa Ocidental. Apenas 30% da população vive no interior do país, ao longo da fronteira com Espanha. Duas zonas habitadas de diferentes maneiras, com tempos diferentes, ritmos, arquitecturas, paisagens, culturas, velocidades e densidades diferentes. Estes dois mundos, são duas realidades com potenciais e problemas, ambas com naturais ansiedades e características”.

Na linha ao longo da fronteira, explicam “o território é povoado com imagens de um tempo perdido, desertificado e sem esperança. Com uma paisagem melancólica ainda uma urbanização concentrada, povoada de um imaginário rural, hoje com um potencial turístico, ambiental e um património cultural e arquitectónico invejável”.

O que se encontro ao longo da linha da Costa é outra realidade, “claramente urbanizada de forma contínua e dispersa, marcada com as grandes infra-estruturas viárias e ferroviárias, uma paisagem urbana típica das zonas urbanizadas. Aqui encontra-se a sociedade criativa e produtiva, típica das grandes urbes, continuamente em alteração e com uma enorme carga de construção”.

Os arquitectos percorreram os 715 quilómetros do território continental, nas duas linhas, com dois itinerários diferentes e uma metodologia: de Norte para Sul, em tempos e percursos diferentes. "Em 70 pontos pré-definidos foram tiradas 70 fotos. Dois territórios e tempos unidos ponto a ponto pela mesma latitude. Foram convidados dois fotógrafos para 5 registos individuais em latitudes, preferencialmente não consecutivas, à sua escolha. Daniel Malhão para a linha ao longo da fronteira, Nuno Cera para a linha ao longo da costa".

O resultado do percurso é um livro de cerca 150 páginas, com fotografias e elementos gráficos e prefácio de Álvaro Domingues, Mário Alves, Samuel Rego, João Seixas e João Ferreira Nunes. A exposição é feita com os elementos produzidos durante o percurso e poderá ser visitada na Sede Nacional da ordem dos Arquitectos todos os dias úteis, das 10h às 18h.

Este evento foi validado com três créditos pelo Conselho Regional de Admissão do Sul no âmbito da formação obrigatória em temáticas opcionais.

Mais informações acerca do programa.http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=1852


Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01