PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

TRIENAL DE LISBOA LANÇA CONCURSO DE IDEIAS " HOUSE IN LUANDA"

"A House in Luanda/Patio and Pavilion" é a designação do Concurso de Ideias que a Trienal de Arquitectura de Lisboa lançou em parceria com a Trienal de Luanda.

O concurso tem por finalidade seleccionar a “melhor proposta para a concepção de um protótipo de unidade familiar que origine um pátio, com um baixo custo de construção, destinada a famílias em situação de grande carência, num terreno de topografia plana, situado no perímetro de Luanda”, lê-se no programa. O prazo de inscrições termina a 3 de Maio de 2010.

O Regulamento do Concurso pretende que “seja criado um modelo replicável que traduza a especificidade social, económica e cultural de Luanda, querendo que este modelo “faça Cidade”, utilizando sistemas, práticas e materiais correntes da arquitectura local. O sistema de construção deve privilegiar a lógica de sustentabilidade, podendo considerar-se a construção faseada ou mesmo o recurso à auto-construção por parte dos seus futuros moradores, desejando-se uma atitude prospectiva associada a uma componente evolutiva do modelo”. A área total do lote é de 250 m2 e o custo total de construção será de vinte e cinco mil euros.

Embora não seja ainda uma certeza, a Trienal tem por objectivo “encetar os esforços necessários no sentido de vir a promover a construção desta unidade familiar”. A participação no concurso está aberta a arquitectos, portugueses e estrangeiros, que tenham inscrição na sua respectiva Ordem profissional.

A inscrição, gratuita, deverá ser feita através do preenchimento e envio do cupão constante do website www.trienaldearquitectura.com

O júri, constituído pelos arquitectos Álvaro Siza (Presidente, designado pela Fundação EDP), João Luís Carrilho da Graça (Comissário do Concurso/Exposição), Fernando Mello Franco (Designado pelos Mecenas da Trienal para a Exposição), Barry Bergdoll (Designado pelos Mecenas da Trienal para a Exposição) e Ângela Mingas (Designada pela Trienal de Luanda), escolherá uma “shortlist” de 30 projectos finalistas a cujos autores será solcitada uma maqueta de apresentação da sua proposta. Essas maquetas constituirão o espólio da exposição que a Trienal vai promover no Museu da Electricidade de 28 de Outubro 2010 a 16 de Janeiro de 2011.

Serão atribuídos quatro prémios, perfazendo o valor total de vinte e cinco mil euros, sendo o primeiro prémio de dez mil euros, o segundo de 7500, o terceiro de cinco mil euros e o quarto de 2500 euros.


Mais informações. www.trienaldelisboa.com

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01