PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CLAÚDIO VILARINHO VENCE CONCURSO TRIENAL MUSEU DA ELECTRICIDADE



A equipa coordenada pelo arquitecto Cláudio Vilarinho foi a vencedora do Concurso Público para a Elaboração do Conteúdo Expositivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa no Museu da Electricidade. A exposição irá decorrer de 28 de Outubro a 16 Janeiro 2011.

O Júri do concurso considerou tratar-se de um projecto singular, realçando a coerência do conceito expositivo. De acordo com a memória descritiva do projecto, “a ideia que procuramos potenciar e propomos para a Exposição da Trienal Arquitectura de Lisboa no Museu da Electricidade é uma ideia de relação entre o que é interior (casa) e o que é exterior (o seu jardim).”

No projecto vencedor, refere a Nota de Imprensa, “um objecto cenográfico figurativo de uma casa estabelece a transição entre “exterior real“ e “exterior metafórico“. A casa funciona simultaneamente como filtro entre a rua e o espaço de exposição, sendo nesse local que se integra a introdução às exposições e eventuais audiovisuais num ambiente mais obscuro. É uma alusão directa ao tema da Trienal - Falemos de Casas -, peça-chave que assume um desempenho importante e eficaz na montagem do conjunto expositivo”.

E acrescenta: “Segundo o conceito proposto, as exposições são assim colocadas no referido “exterior metafórico“ povoado de plintos expositivos desenhados a partir da figuração de flores-pétalas de acácia rubra -Delonix Regia - sobre os quais se colocam os objectos expostos. Foi valorizada também a intensidade expressiva ou lúdica que pode resultar do desenho proposto, aspecto importante no contexto de uma exposição dirigida a um público vasto”.

Claudiovilarinho.com arquitectos e designers funciona desde 2005 somando diversas distinções, nomeadamente o Prémio Mobilidade 2007 (atribuído à proposta de um edifício de habitação colectiva para seniores), o concurso para a nova Sede da AMI em Cascais, propostas a concurso para o Centro Escolar de Fonte de Angeão e de Gafanha da Boa-Hora, ambos em Vagos e, já em 2009, o 1º prémio no concurso Uniscala 09 e o 3º prémio no concurso para a Requalificação do Castelo de Arraiolos. Em 2007, o atelier integra o Top 10 da Newitalianblood dos jovens arquitectos emergentes em Portugal.

Mais em
http://www.claudiovilarinho.com/index.htm

Mais em www.trienaldelisboa.com

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01