PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

FORWARDING DALLAS NA CASA DA VIZINHA .dia 26 de Março de 2010

O projecto “Forwarding Dallas”, dos ateliers de arquitectura portugueses – DATA / MOOV, vencedor do concurso internacional Re:Vision Dallas, vai ser apresentado no ciclo mensal de conferências da Casa da Vizinha Não é tão Verde Quanto a Minha. A entrada é livre.

Os autores do projecto vêm apresentar aquele que será o primeiro quarteirão sustentável dos Estados Unidos da América no dia 26 de Março, às 21h. O projecto "Forwarding Dallas", recorde-se, começa a ser construído em 2011.

O desafio de transformar um lote vazio localizado no centro da cidade de Dallas, Texas, numa comunidade carbono zero, recebeu centenas de propostas de prestigiados ateliers de arquitectura e urbanismo provenientes de 26 países. “Forwarding Dallas” é o resultado de uma colaboração entre os ateliers de arquitectura portugueses Atelier DATA e MOOV e vai funcionar à margem da rede eléctrica convencional, servindo de modelo de trabalho para a sustentabilidade urbana no mundo.

O projecto “Forwarding Dallas” foi desenvolvido tendo como base um dos sistemas mais diversos da natureza – a montanha. O projecto replica de algum modo este sistema - os edifícios propostos recriam vales, cumes e encostas que pela sua forma geométrica duplicam a área de superfície de cobertura e assim potenciam diferentes tipos de produção agrícola (para alimentação e captação de CO2) e energética, através de colectores solares térmicos, painéis fotovoltaicos e geradores eólicos.

Foram desenvolvidas para além das tipologias de habitação, serviços e comércio uma série de outros equipamentos e espaços públicos de carácter mais excepcional – espaços de reflexão, de saúde e bem estar, pedagógicos, de lazer e cultura – capazes de promover o encontro, o espírito de vizinhança e comunidade, numa perspectiva de sustentabilidade social e humana.

Para a implementação deste projecto pioneiro, a equipa DATA / MOOV associou-se ao atelier israelita HQ Architects com experiência em gestão de projecto no contexto norte-americano.

Para saber mais:

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01