PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CICLO DE INVESTIGAÇÕES . ISABEL RAPOSO. "Territórios de génese ilegal no Ciclo Investigações.26 de Maio de 2010

O Ciclo Investigações recebe, no dia 26 de Maio, pelas 19h, no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, a conferência de Isabel Raposo, dedicada ao tema “Territórios de génese ilegal: da reconversão à qualificação”. A entrada é livre.

“Existe uma diversidade de situações de territórios de génese ilegal na Grande Área Metropolitana de Lisboa, quer quanto à configuração urbana e habitacional quer quanto ao processo de reconversão e qualificação, ocupando uma dimensão significativa do território da GAML”, refere Isabel Raposo na abertura da sinopse sobre o tema que traz ao Ciclo Investigações.

A investigadora vai partir de uma “abordagem geral mostrando a extensão do fenómeno e a variedade de situações actualmente existente”, para analisar a "complexidade inerente à reconversão e qualificação deste território a partir da apresentação de alguns estudos de caso”.

Será apresentada “uma intervenção de reconversão pioneira dos anos 1970/80, que se comparará com processos de reconversão em curso ou concluídos, problemáticos ou bem sucedidos”, acrescenta, lembrando que, “tratando-se de um tema que requer uma abordagem multidisciplinar, sublinhar-se-á o papel do arquitecto/urbanista no processo dereconversão e qualificação”.

A apresentação colectiva insere-se no âmbito do projecto de investigação PTDC/AUR/71721/2006 “Reconversão e reinserção urbana de bairros de génese ilegal. Avaliação sócio-urbanística e soluções integradas de planeamento estratégico”, coordenado por Isabel Raposo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido no GESTUAL (Grupos de Estudos Socioterritoriais e Urbanos e Acção Local), do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design) da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), com a colaboração do CESUR (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais) do Instituto Superior Técnico da UTL.

Quem é Isabel Raposo?

Isabel Ortins de Simões Raposo, arquitecta, doutora em urbanismo, é desde 2002 professora na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, ao nível do segundo e terceiro ciclo de Bolonha. Desde 2007 é responsável em Portugal pelo Master Erasmus Mundus em Estudos Urbanos em Regiões Mediterrâncicas.

É coordenadora de vários projectos de investigação, dos quais se destacam: Reconversão e reinserção urbana de bairros de génese ilegal: avaliação sociourbanística e soluções integradas de planeamento estratégico, financiado pela FCT (2007-10); Bairro da Cova da Moura, que desígnio que desenho (2007-10); investigação aplicada sobre Guia da reabilitação, Centro Histórico de Loulé (2005-06); Transformações na paisagem urbana em África: a mudança, os agentes e a gestão do uso do solo na cidade de Maputo, com apoio financeiro do GRICES (2003). É membro de um projecto de investigação internacional coordenado pelo Centre d’Études d’Afrique Noire do IEP de Bordéus (2006-09), «Gouverner les villes d’Afrique: lois, institutions locales et identités urbaines de 1945 à nos jours ».

Foi co-coordenadora e investigadora de um projecto de pesquisa comparativa sobre os subúrbios de Luanda-Maputo no quadro do CEsA / ISEG / UTL, financiado pela FCT (1998-2003), e investigadora de um projecto de pesquisa sobre a “Cooperação direccionada para os grupos vulneráveis no quadro da concentração urbana acelerada em Luanda e Maputo”, financiado pelo ex-Ministério do Trabalho e Solidariedade (1998-2000).

Foi consultora e colaboradora da Câmara Municipal de Loulé e da Associação In LOCO (1991-1997) em Alte. Trabalhou sete anos em Moçambique, entre 1979 e 1989 na Direcção Nacional de Habitação / Instituto Nacional de Planificação Física, em Maputo.

Foi membro da equipa financiada pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais para a recuperação urbana e arquitectónica da aldeia Castelo Bom (1987) e do bairro do Castelo de Lamego (1977/78), coordenada pelo arqº Keil Amaral.

Foi autora de projectos de arquitectura em Portugal (1990-94) e colaborou em projectos de arquitectura com o arqº José Forjaz em Moçambique (1982/83) e com o arqº Keil Amaral em Portugal (1977/78). Foi membro de equipa SAAL / Fundo Fomento Habitação para elaboração de planos participados de recuperação de dois bairros suburbanos em Loures (Manjoeira e Quinta da Penicheira) e na Amadora (Alfornelos) (1974/1976).

Participou na organização de iniciativas científicas e na apresentação de diversas comunicações em congressos, colóquios, encontros e seminários, em Portugal, França, Inglaterra, Moçambique, Angola, África do Sul, Brasil e Argentina, realizou numerosos textos didácticos, relatórios de avaliação e relatórios de pesquisa. Tem vários artigos e livros publicados.

As próximas sessões

De periodicidade bimensal, o Ciclo Investigações tem já agendadas as próximas conferências:

28 Julho, 19h

Nuno Varela

"Edifícios Auto-suficientes: Gestão Sustentável Integrada?"

29 Setembro, 19h

Maria Lino

"Raul Lino e as Artes Decorativas"

20 Outubro, 19h

Ricardo Lucas

"Regeneração Urbana e Ambiental de Áreas de Pequena Indústria - Évora, Caracterização e Oportunidades".

via. www.oarsr.org

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01