PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CONFERÊNCIAS POST-OIL CITIES




A Casa da Vizinha e a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos estão a lançar o desafio “Post Oil Cities” em Lisboa. Este desafio consiste numa série de actividades que terão lugar na cidade de Lisboa com o objectivo de pensar a cidade no futuro, dirigido não só a arquitectos, mas a todos aqueles que tenham vontade de reflectir sobre a cidade.

CENÁRIOS DE FUTURO INTRO

“A scenario is a plausible, simplified, synthetic description of how the future of a system might develop, based on a coherent and internally consistent set of assumptions about key driving forces and relationships among key variables.”

Millennium Ecosystem Assessment, 2005

As cidades, onde mais de 50% da população mundial vive, são campos abertos para explorar novas possibilidades de diferentes modos de vida e têm um grande potencial para criar os melhores ambientes que podemos imaginar para viver. POST-OIL CITIES procura imaginar como podemos transformar as nossas cidades nesses lugares agradáveis que necessitamos para viver, com acções presentes no campo do urbanismo e arquitectura. Sabemos perfeitamente que se queremos manter a vida humana neste planeta temos que mudar o nosso estilo de vida. Podemos aceitar ou negar, mas mais cedo do que mais tarde a realidade mostrar-se-á de modos diversos. Quanto mais esperamos, menos oportunidades e possibilidades de escolha podemos ter, e por isso é tão importante pensar e planear as cidades não dependentes do petróleo, estudar alternativas e avaliar os diversos modos de intervir.

CONCEITO: PORQUE AS PRÓXIMAS CIDADES SERÃO PÓS-PETRÓLEO?

Há duas razões fundamentais porque as cidades pós-petróleo serão o futuro: porque necessitamos de combater as alterações climáticas e pelo esgotamento do petróleo e a escassez de outros recursos num planeta materialmente não-infinito como é o nosso. Temos que mudar a nossa mobilidade, as nossas casas, os nossos hábitos alimentares, os nossos hábitos energéticos para conseguir viver em cidades independentes do petróleo. Este é uma grande fonte de energia e materiais, mas simultaneamente mau para o planeta e para a nossa sociedade.

Tornar as nossas vidas mais independentes do petróleo significa que seremos capazes de mudar todos esses aspectos que deterioram o nosso planeta tanto medio-ambientalmente como social e economicamente. O facto de depender do petróleo faz com que o nosso sistema seja muito frágil. Neste momento podemos afirmar que 90% das nossas actividades dependem desta matéria prima: para alimentação (pesticidas, fertilizantes, gasolina para transporte e maquinaria agrícola) para a indústria (plásticos e outros outros materiais derivados do petróleo), para medicina, transporte, electricidade, etc...

CENÁRIOS DE FUTURO
Vivemos numa época de incertezas, de mudanças nos paradigmas energéticos e nas perspectivas de crescimento onde se torna necessário procurar o uso de ferramentas que permitam visualizar as tendências de futuro e poder tomar decisões estratégicas com base em conclusões sustentadas.

Qual o cenário futuro para LISBOA numa época de mudança de paradigmas energético e de mobilidade?
É este o desafio do evento. POC 2010 LX O principal objectivo deste evento é analisar a cidade dentro de um cenário POST- OIL CITIES. Desafios e oportunidades. Pontos fortes e fracos. Será desenvolvida uma proposta de melhoria concreta da cidade de Lisboa ou uma intervenção que contribua para uma transição para uma POST-OIL CITY em qualquer dos seus âmbitos e escalas desde um ponto de vista ecológico (meio-ambiente, social ou económico) e/ou energético.

Organização CASADAVIZINHA

Nadir Bonaccorso. Arquitecto

Vanda Alves. Arquitecta

BR351 Arquitectura e Cultura

Carlos Sant'Ana. Arquitecto

EM COLABORAÇÃO COM POSTOILCITIES.ORG

Lluis Sabadel Artiga. Artista Plástico

Mais informações. www.casadavizinha.eu, www.postoilcities.org
Contactos. nadirbonaccorso@casadavizinha.eu e
vanda.alves@casadavizinha.eu

Via. www.oasrs.org

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01