PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

ATELIER BLAANC VENCE CONCURSO INTERNACIONAL OPEN SOURCE HOUSE

O atelier português Blaanc Borderless Architecture, constituído por quatro jovens arquitectas – Ana Morgado, Lara Camilla Pinho, Carmo Sousa Macedo Caldeira e Maria da Paz Sequeira Braga - em parceria com o arquitecto João Caeiro, ganhou o concurso internacional de arquitectura Open Source House para a criação de uma habitação modelo na Cape Coast, Gana. O projecto irá ser construído ainda em 2010.

O concurso, promovido pela Enviu, Innovators in Sustainability, uma organização sedeada na Holanda, propunha projectar uma habitação sustentável, flexível e de baixo custo, que servisse de modelo para países em desenvolvimento. O projecto português que o júri valorizou devido ao seu "forte conceito, sólida fundamentação e apresentação sofisticada", competiu com mais de 3100 arquitectos de 45 países.

O projecto “Emerging Ghana” será construído "como casa-piloto nos arredores de Accra, tendo como objectivo contribuir para a melhoria das condições de vida e habitação de mais de 100.000 famílias até ao ano 2020", refere o dossier de imprensa.

O prémio foi recebido pelos arquitectos portugueses (no passado dia 21 de Junho) na Universidade de Delft, na Holanda, na presença de Aanaa N. Enin, Embaixadora do Gana e anunciado por Cameron Sinclair, co-fundador da Architecture for Humanity.

Acima de tudo, o projecto "pretende ser facilmente reconhecível no contexto do Gana, e por isso aposta numa configuração espacial que seja familiar àqueles que nele vão habitar. O pátio – frequentemente utilizado nos climas tropicais e mais concretamente pela arquitectura dos Ashanti (grupo étnico do Gana) - surge como o coração da casa, como o elemento unificador e ordenador do espaço. Ali se passam muitas das actividades diárias de cada família, como cozinhar, lavar ou brincar.

O projecto baseia-se em 3 princípios fundamentais: inserção no contexto local, quer em termos de configuração arquitectónica, quer em termos do uso dos materiais da região; sistema modular, que facilita a montagem, o transporte e a reutilização e eficiência energética, através do uso de ventilação natural, aproveitamento solar, aproveitamento de águas, tratamento de resíduos e materiais sustentáveis. A casa pode ser construída por etapas, prevendo-se que possa crescer ao longo do tempo, ajustando-se às necessidades e às possibilidades de cada família".

A Blaanc foi fundada há cerca de 2 anos e meio e tem vindo a desenvolver projectos em Portugal e no Brasil com o objectivo de trabalhar em arquitectura sustentável, com uma especial preocupação em contribuir para a melhoria das condições de habitação, associada preferêncialmente a uma vertente ecológica.

Mais informações. www.blaanc.com

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01