PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

JORGE GRAÇA COSTA FINALISTA DOS GRAVE AWARDS

A Casa DT do arquitecto Jorge Graça Costa é finalista dos GAVA Awards 2010, um Prémio internacional que pretende distinguir “designers de todas as disciplinas com os mais inovadores conceitos, materiais e aplicações de designs inspirados ou que integrem o elemento "Água".

O concurso, com duas categorias distintas - Espaços Comerciais e Espaços Residenciais -, valoriza a visão no âmbito da Sustentabilidade Ambiental.

De acordo com a sinopse do projecto, a Casa DT é "um exemplo de aplicação dos princípios de eficiência energética na arquitectura. É um objecto simples, compacto, que integra tecnologias de construção acessíveis, com soluções de design inteligente e soluções de desenho adequadas ao enquadramento local, às suas características de exposição e clima.

O projecto reflecte preocupações de utilização racional da água e consumo de energia, integrando soluções de aquecimento e arrefecimento passivo como uma alternativa a mais activa tecnologias energeticamente dependente.

A iluminação natural é potenciada pelas aberturas mais generosas que servem o piso térreo em conjunto com a luz reflectida da piscina, onde se localizam as zonas de maior permanência.

O objectivo principal foi a utilização da água da piscina como um elemento regulador térmico na arquitectura, utilizando a água como um elemento artístico plástico construído, enquadrado em uma estratégia de eficiência energética, com uma abordagem sustentável e ecológica.

Para além do cenário dramático a colocação estratégica da piscina junto à fachada Sul, permite o arrefecimento do interior graças ao fenómeno de arrefecimento evaporativo em conjunto com as brisas marítimas que fazem sentir naquele local.

A água da piscina, não utiliza tratamentos químicos para que possa ser reutilizada para outros fins.

O projecto da Casa DT demonstra bem como a eficácia energética resulta não tanto da exibição de meios – tecnológicos ou materiais - mas da sua capacidade em responder racionalmente às muitas exigências que a vivência humana lhe coloca".

O próximo passo no processo é a nomeação de entre os finalistas (shortlist) os prémios relativos ao Ouro, Prata e Bronze.

Os vencedores de cada categoria serão anunciados na recepção anual dos prêmios GAVA, no outono de 2010, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos da América.


Arquitecto.Jorge Graça Costa
Mais informação. http://www.gavaawards.com/gava_about.html

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01