PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

NUNO VARELA NO CICLO DE INVESTIGAÇÕES A 28 de Julho 2010

A investigação de Nuno Varela, dedicada ao tema “Edifícios Auto-Suficientes: Gestão Sustentável Integrada” preenche a sessão do próximo dia 28 de Julho do Ciclo Investigações, a partir das 19h, no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos. A entrada é livre.

O autor da conferência explica que “a concepção e construção de edifícios apresentam um conjunto de implicações associadas à globalidade das acções humanas. Dada a imprevisibilidade dos cenários futuros derivados das alterações climáticas, no delapidar dos recursos, das mutações com implicação na saúde humana, das inconstâncias derivadas dos fluxos económicos, a procura de uma sustentabilidade completa não se alcança sem um entendimento teórico e prático das possibilidades e proposições para o ambiente construído.

O objectivo central está no detectar as implicações de uma aproximação global que incida na totalidade do ciclo de vida dos edifícios, da concepção, à construção, da operação, à manutenção e desmantelamento. Este exercício necessita de um conhecimento e entendimento profundo de uma amplitude de matérias, da utilização de novas ferramentas do trabalho colaborativo, da optimização na gestão de documentação, procedimentos para melhorar o desempenho dos edifícios, pesquisas tecnológicas aplicadas, um uso rigoroso dos recursos renováveis, manufactura de materiais e componentes inteligentes, sistemas avançados, um continuar de aperfeiçoamento das metodologias de avaliação do cumprimento ambiental dos edifícios.

Organizada em diferentes secções, a presente investigação é um esforço de colecta e estudo de um conjunto documentação recente na intenção de unificar diversos assuntos. Estas secções expõem princípios e modelos para uma construção sustentável e de eficiência energética, definem mecanismos relacionados com o projecto e construção integrada, apresentam um conjunto de indicações de concepção, desempenho de edifícios e modos para apoiar uma gestão integral dos edifícios.


Como contribuição a dissertação compõe-se pelo tornar disponível uma seriação de informações no intuito de uma caracterização abrangente que ultrapasse as referências actuais estabelecidas, relacionadas com a qualidade ambiental do ar interior, uso de energia, água, materiais, desperdícios, emissões, utilização dos solos, nos processos de aquisição sustentável e administração de edifícios, na busca para uma definição operacional do conceito de auto-suficiência aplicada aos edifícios. O propósito está no ultrapassar das ineficiências herdadas das revoluções industriais precedentes em direcção a soluções mais regenerativas”.

Quem é Nuno Varela?

Nuno Varela (Viseu, 1974) é um arquitecto que desenvolve uma prática de investigação que se concentra numa procura constante da inteligibilidade do mundo contemporâneo. Desenvolve trabalho teórico e prático no âmbito das novas abordagens arquitecturais, da concepção à construção.

Pesquisa abrange assuntos como a experimentação arquitectural, o impacto das novas ferramentas digitais, definições para uma pós‐sustentabilidade, suportado num entendimento global económico, ambiental e tecnológico, numa busca para se ultrapassar o colapso do presente em direcção a um futuro sensato.
mais informações em. www.oasrs.org

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01