PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CONFERÊNCIA "ONCE UP ON A PLACE" . Inscrições abertas




Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional “Once Upon a Place – Haunted Houses and Imaginary Cities” que decorre em Lisboa nos dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2010, como evento associado da Trienal de Arquitectura 2010. É uma co-organização do CIAUD/FAUTL com o CUC – Centro Cultura Urbana Contemporânea, que conta com a colaboração institucional da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, IAWIS – International Association of Word and Image Studies, entre outros.

A conferência, que conta já com as presenças confirmadas de Alberto Manguel (autor/escritor), Ângela Ferreira (artista plástica), Colin Fournier (arq., Bartlett School of Arch.), François Schuiten e Benoît Peeters (autores BD), Gonçalo M. Tavares (escritor) e Kazys Varnelis (arq, Columbia Univ.), “abordará as contaminações recíprocas entre a arquitectura e a ficção, quer esta surja na forma literária tradicional, quer sob outras formas literárias e híbridas associadas à cultura visual e popular - ilustrações, BD, novela gráfica e narrativa fotográfica”.

Estão previstos três dias de comunicações orais em regime de inscrição, de carácter científico-académico, duas sessões de fim de tarde/noite, abertas ao público em geral, com oradores convidados e uma tarde de debate informal, com oradores participantes e outros intervenientes.

De acordo com os organizadores, Pedro Gadanho e Susana Oliveira, “a arquitectura, enquanto desenho e projecto, e também como construção, é produto e veículo de desejos, ansiedades, devaneios e idealizações do mesmo tipo que as narrativas ficcionais. No contexto actual, os próprios ambientes arquitectónicos – os parques temáticos, as grandes exposições urbanas, Las Vegas e Abu Dhabi - e, em particular a casa, a ideia de lar e o ambiente doméstico, demonstram a porosidade entre facto e ficção, capricho e realidade - as casas do futuro, a casa assombrada, as arquitecturas virtuais, as simulações espaciais dos jogos de vídeo”.

“O estudo destas relações de semelhança, permeabilidade e contaminação é o objectivo central desta proposta, entendida como uma abordagem multidisciplinar à cultura arquitectónica, para além dos seus limites tradicionais”, lê-se na apresentação da conferência.

Os organizadores acreditam que o evento “gerará um interesse assinalável, não só por introduzir uma abordagem cultural inovadora em torno da Arquitectura, do Urbanismo e da cultura arquitectónica e urbana, mas também por garantir acesso a protagonistas do mundo literário e arquitectónico internacional”.

A inscrição, com preço especial até 15 de Setembro e reduções para estudantes, pode ser feita através do site www.onceuponaplace.fa.utl.pt


Os participantes inscritos no Programa completo da conferência terão um Certificado de Participação equivalente a 6 créditos de "Formação Opcional em Matérias de Arquitectura" para efeitos de admissão na Ordem dos Arquitectos.

mais informações em . www.oasrs.org

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01