PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

PRÉMIO ARQUITECTURA TIJOLO Á VISTA JÁ FORAM ATRIBUÍDOS

O Prémio de Arquitectura em Tijolo de Face à Vista, instituído pela Cerâmica do Vale da Gândara (CVG), "destina-se a premiar as obras construídas em tijolo de face à vista, ou com uma preponderante aplicação de tijolo de pavimento (...), que se evidenciem pela sua qualidade arquitectónica e coerência construtiva" *, considerando duas categorias distintas, a Categoria Absoluta e a Categoria Jovem Arquitecto. A categoria Absoluta destina-se a premiar a melhor obra de arquitectura e a Categoria Jovem Arquitecto distingue a melhor candidatura de autor com idade até aos 40 anos, inclusive.

Na 4ª edição, e de acordo com o regulamento, o Júri, presidido pela Arq. Teresa Novais (Presidente da OASRN) e constituído pelo Arq. João Carlos Castro Ferreira (designado pela OASRN), Arq. João Paulo R. Martins da Conceição (designado pela OASRS), Eng. Augusto Vaz Serra (nomeado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro) e Manuel Tedim Maia (Administrador CVG), decidiu seleccionar três obras, atribuindo o Prémio Categoria Absoluta, o Prémio Categoria Jovem Arquitecto e uma Menção Honrosa.


Prémio Categoria Absoluta:

"Escola Secundária Gabriel Pereira”, em Évora, da autoria do arquitecto João Lúcio Lopes. O Júri entendeu eleger esta obra por considerar a aplicação do Tijolo de Face à Vista, como uma abordagem enriquecedora numa linguagem contemporânea, considerando que “a obra revela não só o domínio da gramática construtiva do material, mas também, tira partido das suas capacidades expressivas conjugadas com outros materiais, cores e texturas.”


Prémio Categoria Jovem Arquitecto:

"Casa CC do Atelier Aberto”, em Santa Maria da Feira, da autoria dos arquitectos Sofia Santos, Luca Dubini e Pedro Fontoura. O Júri distinguiu esta obra pela forma como “o tijolo domina todo o exterior, num delicado equilíbrio entre opacidade, fenestração e recorte, revelando também as qualidades plásticas do material sem pôr em causa a sua leitura tectónica.”*

Menção Honrosa:

“Edifício Farol”, na Praia da Barra, da autoria do Arquitecto Ricardo Vieira de Melo.

* Excerto do Regulamento do Prémio e/ ou da Acta do Júri

Mais informações. www.oasrs.org

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01