PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

INOVAÇÃO - ENTRADA NA CIDADE DE PAREDES - PORTAS E PAREDES

Quem chegar à cidade nortenha vai deparar-se com um objecto icónico, com 15 metros de altura, que visa projectar o município como um pólo de inovação, tecnologia e 'design'. A população também poderá interagir com a obra.

O arquitecto Marcelo Dantas foi o vencedor do concurso "Porta do Design Hub - Paredes", promovido pelo município de Paredes e destinado à construção de uma entrada simbólica na cidade.

À semelhança das antigas portas da cidade - que povoam lugares de todo o mundo, sendo muitas vezes o único acesso de uma dada povoação, com funções militares ou simplesmente, cerimoniais -, esta porta pretende marcar um novo tempo e uma nova vocação do lugar. De projectar Paredes como um município emblemático ao nível da inovação, tecnologia e design.

E, para o júri do concurso, o arquitecto Marcelo Dantas resolveu exemplarmente este desejo de Paredes. Mudança, dinâmica, inovação, diferenciação e contemporaneidade, são as palavras chave do projecto vencedor, explicado por Marcelo Dantas : "O projecto proposto, em Paredes, para além da proposta de identificação do lugar, pretende também focar uma mudança de paradigma de gestão dessa identidade." Introduzindo elementos gramaticais da escultura, este projecto permite "potenciar uma transformação social, económica e demográfica que assenta na exploração das novas tecnologias e redes de comunicações viárias."

O local a implementar a Porta é uma rotunda central da cidade, designada de "25 de Abril", e actualmente o grande acesso viário de Paredes, espaço com grande potencial, conforme explica o arquitecto : "O modo como a intervenção se centra no círculo definido pela rodovia permite-lhe um distanciamento dos edifícios ao seu redor que reforçam a sua presença autónoma e icónica. Ao mesmo tempo, permite-se o explorar de uma escala que atribui à intervenção um papel que poderá ir bastante além da mera marcação de um ponto de entrada."

Quanto à forma arquitectónica escolhida, é extremamente simples mas rica em sentido e significado : um cilindro com 2,5 m de raio por 15 metros de altura, construído à base de caixas de madeira, suportadas numa estrutura metálica de chapa e aço soldada, que estrutura também a escada circular que permite o acesso pelo interior ao cilindro. Objecto dinâmico e mutável, possui uma "casca" modelável feita de pontos, à semelhança das almofadas de alfinetes, e que são manipulados pelos utilizadores a partir do interior do cilindro.

"Toda a intervenção pousa sobre uma superfície inerte e livre de manutenção (é para nós altamente criticável a criação de sistemas pouco sustentáveis para a simulação de ambientes naturais enclausurados por rodovias e inacessíveis à população) concretizada em betão branco, num embasamento que se extende para fora dos limites da rotunda, atribuindo assim escala e coesão a uma intervenção que se pretende contaminante", explica Marcelo Dantas, que entende que o sucesso desta peça não reside apenas na sua concretização, mas principalmente na participação da comunidade na sua manipulação e exploração formal, conceptual e comunicativa.

O tão ambicionado processo de criação de uma forte identidade para Paredes já está em curso, com uma porta que é um objecto icónico, dinâmico, manipulável e comunicador. E provocador.






fonte: espaço de arquitectura

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01