PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

NO PLACE LIKE . 4 HOUSES . 4 FILMS . PORTUGAL NA BIENAL DE VENEZA


A dupla Manuel e Francisco Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, João Luís Carrilho da Graça e Álvaro Siza Vieira são os arquitectos que representam Portugal na 12ª Exposição Internacional de Arquitectura - La Biennale di Venezia.

Os comissários escolheram 4 projectos de habitação exemplares, de cada um destes arquitectos. Para os apresentar, encomendaram-se filmes ficcionados a Filipa César, João Onofre, João Salaviza e Julião Sarmento, alguns dos mais notáveis artistas e realizadores cinematográficos portugueses. "No Place Like - 4 houses, 4 films" é o título da representação nacional na Bienal, presidida por Kazuyo Sejima.

As casas, apresentadas através dos filmes, estão todas localizadas em Portugal, e correspondem a diferentes topologias, situações e contextos. A exposição portuguesa realiza-se na Universidade Ca’ Foscari, uma instituição pública de referência e um espaço prestigiado da cidade de Veneza localizado na grande curva do Canal Grande, lê-se no dossier de imprensa do evento.

"No place like - 4 houses, 4 films" constitui uma mostra colectiva e transgeracional da arquitectura contemporânea portuguesa, centrada na reflexão sobre a habitação, na linha indicada por Kazuyo Sejima para a Biennale Architettura 2010 – “People meet in architecture”.

A participação portuguesa, organizada e produzida pela Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura com a colaboração da Trienal de Arquitectura de Lisboa, é comissariada por Julia Albani, José Mateus, Rita Palma e Delfim Sardo.

No dossier de imprensa da exposição, a ministra da Cultura, Isabel Canavilhas escreve que “a arquitectura portuguesa merece o empenho e a atenção dos decisores, dos públicos nacionais e internacionais, dos diversos agentes do sector. Contribui para a nossa visibilidade como País e demonstra a vitalidade da criação contemporânea portuguesa. A presença de Portugal em Veneza é exemplo disso”.

A representação portuguesa inaugura a 27 de Agosto e ficará patente até 21 de Novembro.

Mais em
http://www.dgartes.pt/veneza2010/index.htm

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01