PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

PRÉMIO AICO DISTINGUE JOVENS ARQUITECTOS PORTUGUESES

Casa do Souto, Museu da Mina de São Domingos e Museu Mineiro de São Domingos foram os projectos premiados

Os arquitectos Pablo Rebelo, Pedro Pita, Ricardo Oliveira, Filipe Cardoso e João Charters Monteiro foram ontem distinguidos com o Prémio AICO, iniciativa integrada no congresso Architecture International Congress at Oporto, evento organizado pela Jofebar e pela Darco Magazine.

Na categoria Habitação, os vencedores deste ano foram os arquitectos Pablo Rebelo, Pedro Pita e Ricardo Oliveira, graças ao projecto da Casa do Souto, em Resende, habitação esta com um volume de betão com três torções. Segundo os responsáveis pelo Prémio AI- CO, esta casa "implanta-se a poente, próxima da entrada e no ponto mais exposto ao sol, numa intervenção reduzida ao menor impacto, contemplando o souto do seu estado original".

Já na categoria Equipamento, especialmente destinada a estudantes de arquitectura, foram distinguidos em ex aequo dois projectos, curiosamente os dois situados em Mértola. Eles foram o Museu da Mina de São Domingos e o Museu Mineiro de São Domingos.

O primeiro é da autoria da estudante de arquitectura Filipa Cardoso. Segundo a organização, o projecto desta estudante coloca o Museu da Mina de São Domingos "como última ruína do percurso mineiro, numa torre, conceptualmente caracterizada como um monólito, um elemento que se impõe no território".

Já o projecto do Museu Mineiro de São Domingos, da autoria de João Charters Monteiro, foi distinguido na categoria de Equipamento, uma vez que "procura ser ambicioso do ponto de vista da implantação, na sua espacialidade e correspondente materialidade".

Ao todo foram avaliados 30 projectos arquitectónicos que concorreram ao Prémio AICO, dos quais restaram os três referidos projectos. Os vencedores na categoria de Habitação foram contemplados com uma recompensa de dois mil euros, enquanto os vencedores na categoria de Equipamento receberam mil euros.

O júri que decidiu premiar os referidos arquitectos é composto por Frederico Valsassina, Luís Palhão e Tiago Pimentel, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos. Os critérios de avaliação passam pelo "conceito arquitectónico", a "qualidade do projecto", "a originalidade e criatividade", sem esquecer a "inovação na aplicação dos diversos materiais" e na "qualidade das soluções técnicas".


fonte: Diário Notícias

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01