Dean MacGregor, estudante de arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa, obteve o terceiro prémio do concurso internacional para estudantes que a marca Velux organiza de dois em dois anos e que decorreu em Veneza, Itália. O estudante concorreu de parceria com o professor Carlos Lampreia.O tema do concurso, Luz de Amanhã - “Light of Tomorrow”, pretendia obter propostas de iluminação que se inscrevam nos temas mais vastos da luz e da energia como inspirações e elementos fundamentais dos projectos de arquitectura – integrando preocupações estéticas, funcionais, de sustentabilidade e relação dos edifícios com o meio ambiente. Aberta a estudantes de todo o mundo, a esta 3ª edição do concurso Velux para estudantes de arquitectura concorreram 686 projectos representando 242 escolas de 46 países.
Dean MacGregor apresentou o trabalho «A luz tem corpo» (“Light has a body”). “Quis mostrar que a luz pode ser entendida como uma dimensão física. É possível observá-la e senti-la como se de um objecto se tratasse. Quis transformar esta realidade ‘invisível’ que todos reconhecem numa massa de luz. Para o conseguir utilizei a água, que faz com que a luz se instale por um instante na sua matéria e refracte-a para o interior dos espaços – criando assim um corpo de luz”, refere o autor do projecto vencedor.
Segundo MacGregor, «o conceito pressupõe um entendimento de vazio dentro de um vazio. Encontra-se debaixo de uma praça [o projecto está enterrado] tendo apenas relação com o exterior através de grandes massas de água espalhadas ao longo do espaço». Naquela escala, «os contentores, que são usados como condensadores de luz, adquirem uma grande influência no desenho do espaço devido ao movimento da água e às variações de cor – sendo que a luz natural é projectada para o piso» através de colunas de vidro.
Mais informações em http://iva.velux.com/