A exposição “Arquitecturas em Palco”, de João Mendes Ribeiro - Representação Oficial Portuguesa na 11.ª Exposição Internacional de Cenografia e Arquitectura para Teatro / Quadrienal de Praga 2007, será apresentada, em Coimbra, na Escola da Noite. A inauguração é no dia 22 de Janeiro, às 19h00, no Teatro da Cerca de São Bernardo [junto ao Pátio da Inquisição].
Organizada pela Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura, a exposição “Arquitecturas em Palco” tem cumprido um plano de itinerância nacional e internacional. Após as apresentações na Quadrienal de Praga, no Fomento de Artes & Desenho [FAD], em Barcelona, e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no ano de 2007, “Arquitecturas em Palco” esteve no Teatro Nacional São João, no Porto, e no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, assim como no Teatro Aveirense, em Aveiro. A nova apresentação em Coimbra, na Escola da Noite, é uma co-produção entre a Escola da Noite e a DGArtes/MC.
Esta exposição, vencedora da Medalha de Ouro na categoria “Best Stage Design” na conceituada Quadrienal de Praga, é também acompanhada de um catálogo, projecto da Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura e editado pela Almedina, que documenta os trabalhos cenográficos de João Mendes Ribeiro, reunindo textos críticos da autoria de Ricardo Pais, Daniel Tércio, Miguel-Pedro Quadrio e Antoní Ramón Graels, bem como um ensaio de João Mendes Ribeiro sobre o seu percurso cenográfico e uma abordagem de Olga Roriz ao filme “A Sesta”, criado para a exposição.